Respiração

Praticar exercícios em que é preciso controlar a respiração, mantendo-a de forma profunda e rítmica, auxilia no relaxamento mental. Além de melhorar a qualidade da função respiratória e da ventilação, esses exercícios ajudam a grávida a manter-se mais calma e até mesmo a controlar a respiração no momento do parto. Manter o corpo e a mente tranquilos melhora a flutuação dos níveis hormonais e consequentemente, ameniza os incómodos da gestação.

 

Meditação

É uma técnica simples que pode ser iniciada em qualquer momento da vida. A gravidez é uma altura perfeita, pois promove paz interior e tranquilidade para viver esta fase extraordinária, mas também de ansiedade, que é a gravidez e o parto.

 

Mindfulness

Que quer dizer estado de “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”. É uma técnica de relaxamento usada com objetivo de diminuir o stress. Para atingir este estado de “Consciência Plena”, utilizam-se principalmente técnicas de meditação (Mindfulness), onde a pessoa está concentrada durante um período de tempo, num determinado objeto ou nas próprias reações de seu corpo como p. ex. na respiração ou nos batimentos cardíacos. A ideia é apenas “viver o momento presente” daquela situação.

 

Gentlebirth

É um programa de educação perinatal cujo principal objetivo é a construção da resiliência emocional e a promoção de uma experiência de parto positiva para a mãe e para o bebé. Este método não é apenas para o parto, mas sim para que possa lidar com qualquer adversidade no dia do nascimento e nas semanas intensas após o parto.

Procura fornecer às grávidas e parceiros, técnicas de preparação mental fáceis de aprender, que inclui Mindfulness, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia do Desporto e Hipnose, juntamente com informações e técnicas. Junta a neurociência com a obstetrícia e é baseado na capacidade de resiliência do indivíduo, ou seja, pessoas resilientes possuem um controle mais efetivo das hormonas como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol.

O cérebro das pessoas resilientes faz um uso muito equilibrado de dopamina. Este neurotransmissor, relacionado à recompensa e à gratificação, é muito útil para nos fazer enfrentar a adversidade.

O Gentlebirth propõe-se a ser uma ferramenta de preparação para a vida, em todas as etapas.

Existe um aplicativo do GentleBirth com os áudios. Portanto, esta ferramenta está acessível ao casal nos processos de pré conceção, gestação, parto e parentalidade.

 

Hipnose

   De origem milenar, a hipnose ajuda a aliviar sintomas típicos da gravidez como náuseas, ansiedade, até as dores do parto, chegando muitas vezes a eliminar o uso da analgesia.

Ao contrário do que as pessoas possam pensar, a hipnose é somente um “estado modificado de consciência”. A pessoa hipnotizada não está inconsciente, mas num estado de relaxamento, tranquilidade e serenidade profundas.

Quando falamos de hipnose, a primeira coisa que nos vem à mente são aqueles programas de auditório com cenas engraçadas, como p. ex. pessoas a imitar animais… Estas imagens contribuíram para a criação de mitos e crenças acerca do seu uso. A verdade é que atualmente, com a evolução do conhecimento conseguimos fazer uso desta ferramenta com muita segurança. A hipnose é uma sugestão, ou um conjunto de sugestões que a pessoa aceita e é capaz de se deixar influenciar  por ela.

 

Hypnobirthing

É um método de hipnose orientada para o trabalho de parto, usado para resgatar a simplicidade do mesmo. São trabalhados o medo e a dor. Ajuda a mãe a livrar-se dos medos, a estar consciente para o parto de forma positiva e alegre. Este método valoriza o que há de belo no parto e procura desvalorizar a parte difícil como as contrações que são chamadas de “ondas” que vão e que veem.

O curso poderá ser iniciado a partir do 2º trimestre da gravidez.

 

Sugestão de leitura – Hypnobirthing

 

Reiki

É uma técnica milenar que pressupõe a imposição das mãos em determinados pontos do corpo que são chamados de chacras, para promover um melhor equilíbrio energético e consequentemente melhoria do bem-estar da mãe e bebé. É bastante popular no nosso país.

 

Yoga

São perfeitamente conhecidos os benefícios que a Yoga pode trazer para a gravidez, parto e pós-parto. Entre outras coisas, melhora flexibilidade do corpo, aumenta o tónus muscular e a oxigenação da mãe e do bebé; ajuda a diminuir a ansiedade, o stress e aumenta a serenidade e confiança em si própria. Facilita a assimilação das mudanças da gravidez e auxilia na preparação a todos os níveis, sem medo, para o nascimento e maternidade.

A prática de Yoga na gravidez proporciona autoconhecimento, foco, energia e confiança na intuição e instinto. Ajuda a descobrir que a força para a gestação, o parto e para cuidar do bebé, vêm de dentro.

Se pretende usar qualquer uma desta técnicas deve recorrer a profissionais com formação nas respetivas áreas.

 

...

Ler mais >

Parceiros