O Plano de Parto (também denominado de Plano de Nascimento ou de Preferências de Parto), é um testemunho pessoal onde regista as suas preferências relacionadas com o trabalho de parto, parto e o período pós-parto. Sugerimos a elaboração do Plano de Parto entre as 28-32 semanas de gravidez.
Ao longo da preparação deste documento, terá a oportunidade de aceder a informações e aprofundar conhecimentos relacionados com o trabalho de parto e o parto, de organizar ideias e tomar as suas próprias decisões, mediante as opções disponíveis e com base nos seus valores e preferências, para que possa ser um momento seguro e feliz.
Terá ainda a oportunidade de partilhar as suas decisões/preferências com quem quiser, o acompanhante que escolher e com os profissionais de saúde que a acompanham. Sugerimos que discuta com o médico ou enfermeira que a têm acompanhado durante a gestação, para que possa validar e discutir pessoalmente os seus conteúdos, no sentido de desenvolver expetativas e desejos que sejam exequíveis, tendo por base o seu próprio contexto e situação clínica particular.
Note que é importante ter o seu Plano A (o que realmente desejaria), todavia deve ponderar um Plano B e até um Plano C! Exemplificamos: imagine que o seu Plano A seja o de um parto em casa. Mas, durante o trabalho de parto, há necessidade de ser transferida para um hospital (este seria o Plano B) e até ter de ser submetida a uma cesariana (Plano C). O que estamos aqui a sugerir, é que não deve ficar obcecada pelo parto ideal, pelo parto dos seus sonhos. Um pouco de flexibilidade é importante para que as expectativas não saiam frustradas.
Em alguns Serviços de Ginecologia/Obstetrícia já existe uma consulta de Plano de Parto onde poderá discutir previamente o seu plano com um profissional do Serviço. O seu Plano de Parto é um importante guia orientador para os profissionais que a vão assistir durante o trabalho de parto e o parto. Poderá também ser entregue no momento da admissão na maternidade, para que a equipa de serviço possa inteirar-se dele. É sempre aconselhável manter uma cópia consigo, anexada no Boletim de Grávida.