Instruções de preenchimento

O Plano de Parto (também denominado de Plano de Nascimento ou de Preferências de Parto), é um testemunho pessoal onde regista as suas preferências relacionadas com o trabalho de parto, parto e o período pós-parto. Sugerimos a elaboração do Plano de Parto entre as 28-32 semanas de gravidez.

Ao longo da preparação deste documento, terá a oportunidade de aceder a informações e aprofundar conhecimentos relacionados com o trabalho de parto e o parto, de organizar ideias e tomar as suas próprias decisões, mediante as opções disponíveis e com base nos seus valores e preferências, para que possa ser um momento seguro e feliz.

Terá ainda a oportunidade de partilhar as suas decisões/preferências com quem quiser, o acompanhante que escolher e com os profissionais de saúde que a acompanham. Sugerimos que discuta com o médico ou enfermeira que a têm acompanhado durante a gestação, para que possa validar e discutir pessoalmente os seus conteúdos, no sentido de desenvolver expetativas e desejos que sejam exequíveis, tendo por base o seu próprio contexto e situação clínica particular.

Note que é importante ter o seu Plano A (o que realmente desejaria), todavia deve ponderar um Plano B e até um Plano C! Exemplificamos: imagine que o seu Plano A seja o de um parto em casa. Mas, durante o trabalho de parto, há necessidade de ser transferida para um hospital (este seria o Plano B) e até ter de ser submetida a uma cesariana (Plano C). O que estamos aqui a sugerir, é que não deve ficar obcecada pelo parto ideal, pelo parto dos seus sonhos. Um pouco de flexibilidade é importante para que as expectativas não saiam frustradas.

Algumas questões práticas que ter em atenção no preenchimento do plano de parto deste site:
1. Alguns campos são de preenchimento obrigatório assim, para conseguir enviar ou imprimir o documento, estes campos deverão estar preenchidos;
2. Os itens que não são importantes para si e/ou não forem preenchidos, não serão impressos no documento final;
3. Os campos para “comentários” que não forem preenchidos, também não serão impressos;
4. Se escolher a opção “indiferente” não será impresso;
5. A clicar em “SUBMETER” quer dizer que valida as opções  que escolheu e dá a conhecer aos administradores do site o seu plano para posterior estudo/análise;
6. Se pretende imprimir o seu plano de parto ou optar por guardar como PDF, quando abrir a janela de impressão, basta selecionar a opção “Guardar como PDF”, desta forma poderá enviar por mail o seu plano de parto, para a instituição escolhida.

Em alguns Serviços de Ginecologia/Obstetrícia já existe uma consulta de Plano de Parto onde poderá discutir previamente o seu plano com um profissional do Serviço. O seu Plano de Parto é um importante guia orientador para os profissionais que a vão assistir durante o trabalho de parto e o parto. Poderá também ser entregue no momento da admissão na maternidade, para que a equipa de serviço possa inteirar-se dele. É sempre aconselhável manter uma cópia consigo, anexada no Boletim de Grávida.

 

Modelo de Carta para acompanhar o Plano de Parto
FAZER DOWNLOAD

...

Ler mais >

Calculadora

Introduza a data da última menstruação e/ou a data da ecografia.

DPP - DATA PREVISTA DE PARTO
dd-mm-yyyy
Você tem: x semanas e y dias.

Plano de Parto

Número de gravidezes:

Número de partos vaginais:

Número de partos cirúrgicos (cesariana):

Número de abortos:

Estou grávida de:

semanas + dias

Após ponderar os riscos e os benefícios e em caso de necessidade, gostaria de usar os seguintes métodos para induzir o meu trabalho de parto:

Durante o meu trabalho de parto e parto, gostaria de ter um ambiente:

Em relação a ingestão de alimentos sólidos/líquidos durante o trabalho de parto:

Relativamente ao uso de objectos pessoais durante o trabalho de parto:

No que diz respeito a liberdade de movimentos durante o trabalho de parto/parto:

Gostaria de ter à minha disposição para alívio dos eventuais desconfortos durante o trabalho de parto/parto os seguintes equipamentos/procedimentos:

No que diz respeito às intervenções hospitalares de "rotina" usadas no trabalho de parto/parto:

A princípio não vou querer usar analgesia farmacológica durante o meu trabalho de parto. Pretendo usar somente técnicas não farmacológicas para aliviar o desconforto das contrações uterinas. Mas, se porventura, mudar de opinião, gostaria que me fossem disponibilizadas também técnicas farmacológicas. Sendo assim, gostaria de ter disponível:

Quando ou se necessitar de apoio das medidas farmacológicas para aliviar o desconforto das contrações uterinas, gostaria de ter disponível:

Desejo que a monitorização da frequência cardíaca fetal do meu bebé seja feita com:

Pretendo ter liberdade de movimentos no período expulsivo:

Pretendo ter liberdade de posicionamento no período expulsivo:

No que diz respeito a episiotomia:

No que diz respeito ao uso de fórceps e ventosa:

Em relação a dequitadura, gostaria que a mesma acontecesse:

Procedimentos imediatos ao recém-nascido

Gostava que o meu parto fosse uma cesariana; para isso pretendo:

Gostaria que me informassem previamente dos procedimentos que vão ser realizados:

Para guardar como PDF, quando abrir a janela de impressão, basta seleccionar no dropdown "Destino" a opção "Guardar como PDF".

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros