Sobre Nós

Neste caminho que já leva quatro anos, nem sempre tivemos bom trilho, nem sempre as portas foram abertas com agrado ou confiança. Não desistimos, até porque em muitas portas estavam as nossas grávidas, que nós desafiámos e elas acederam. E, cada grávida é um estímulo, sempre aliciante; cada parto deve ser um momento único para aquele casal; cada bebé tem o direito e deve chegar como ele quer.

Este é o nosso maior desafio: deixar que a grávida e o seu bebé decidam quando chegou a hora, sem empurrar, sem intervir, aparentemente não fazendo nada, mas verdadeiramente permitindo fazer tudo. A quem? Ao bebé! À grávida!

Inicialmente, transbordávamos confiança, mas por dentro o receio era enorme. Pressionados quase sempre; observados na maioria das vezes.

Criticados, incompreendidos… mas sempre caminhando… um, dois, três…  Nós os três…

Depois, a nossa motivação, o nosso querer proporcionar um parto humanizado, um nascimento sereno ao recém nascido, permitiu-nos cativar outros profissionais para este renascer do parto, com a grávida/ casal/ bebé protagonistas de toda a história do nascimento. Outros foram desafiados e, ainda que céticos, acompanharam e puderam testemunhar o quanto o corpo da mulher é sábio e poderoso.

Todos, grávida/ casal, bebés e profissionais, damos prova de que parir é um ato da mulher. Esta deve ter o papel principal, ser participante ativa e esclarecida, decidir e perceber que a intervenção, quando acontece, é necessária.

Nesta caminhada procuramos cada vez mais profissionais, pois a humanização do parto, nada mais é do que permitir à grávida uma escolha esclarecida, informada e devidamente apoiada.

“Humanizar é acreditar na fisiologia da gestação e do parto. Humanizar é respeitar esta fisiologia, e apenas acompanhá-la.

Humanizar é perceber, refletir e respeitar os diversos aspetos culturais, individuais, psíquicos e emocionais da mulher e de sua família.

Humanizar é devolver o protagonismo do parto à mulher. É garantir-lhe o direito de conhecimento e escolha.”

                                                                                                  Autor desconhecido

Foto Drª Saritta Nápoles

Saritta Nápoles

- Ginecologista e Obstetra -

Licenciada em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, no Brasil. Tem pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário Cassiano António de Moraes, em Vitória E. Santo, Brasil, com título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia.
Em 1992, por questões familiares, mudou-se para Portugal, onde realizou o Internato Complementar de da especialidade no Hospital de Famalicão, local onde hoje ainda exerce a sua atividade de como Assistente Graduada.
Em 2016, percebendo que pode oferecer mais e melhor assistência ao parto que prestava, decide colocar em perspetiva o conhecimento que trazia da sua formação inicial no Brasil e investir naquilo que sempre acreditou: na força, no poder e na fisiologia da mulher colocando-a no papel central. Procurou, frequentando vários cursos, mais conhecimentos que pudessem sustentar a sua nova (“antiga”) abordagem de colocar a mulher como elemento central em todo o processo do seu parto.
Atualmente é responsável pela implementação do projeto de Assistência ao Parto Humanizado no Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA). Neste âmbito, procura promover entre todos os elementos do Serviço, com resultados muito positivos, o respeito pela fisiologia da gravidez e do parto, a liberdade de movimentos durante o trabalho de parto, assim como a liberdade de escolha da posição para parir. E, acreditando que as mudanças vêm da mente e do coração, é de coração cheio que as vê realmente a acontecer na instituição!
Criou e impulsionou, em conjunto com profissionais de saúde do bloco de partos do CHMA e dos Centros de Saúde, responsáveis pela dinamização das sessões de preparação para o parto, a elaboração do projeto “Plano de Parto no CHMA”. Foi neste contexto que emergiu a consulta do Plano de Parto na instituição, que é já uma realidade.
Produziu, juntamente com a equipa do serviço, o Programa “GravidAtiva”, que incentiva a prática de atividade física na gravidez.
Como o saber não tem limites, continua a frequentar formações complementares pós-graduadas no âmbito da assistência à mulher, na assistência pré-natal e na preparação para o parto e assistência ao parto. Acredita que ainda vamos a tempo de voltar a admirar a magia e a beleza natural do nascimento, nem que, para isso, seja necessário começar de novo!

Carla Pinheiro

- Enfermeira -

Enfermeira Especialista em Saúde Materna Obstétrica e Ginecológica, desde 2007. Completou o Curso de Bacharelato em Enfermagem na Escola Superior de Saúde de Viseu em 1996. Iniciou atividade profissional a outubro de 1996 no Hospital de S. Miguel em Oliveira de Azeméis, transitando em dezembro do mesmo ano para o Hospital S. João de Deus – Vila Nova de Famalicão, onde ainda hoje exerce funções. Em 2001 tirou o curso de Licenciatura em Enfermagem na CESPU – em Vila Nova de Famalicão. Com vontade de aprofundar conhecimentos e competências no âmbito da saúde da mulher grávida e com patologia ginecológica, em fevereiro de 2005 ingressa novamente no Instituto Politécnico de Viseu, onde tira o Curso de Especialização em ESMO. Fez várias formações no intuito de melhorar a assistência durante o trabalho de parto e parto, relacionadas com a diminuição/eliminação de intervenções desnecessárias durante o mesmo, quer pela mobilização, quer por medidas não farmacológicas de alívio da dor, como hidroterapia. É elemento ativo nas atividades realizadas pelo Serviço de Bloco de Partos e o Serviço de Ginecologia/ Obstetrícia do CHMA.

Luís Casteleiro

- Enfermeiro -

Enfermeiro Especialista em Saúde Materna Obstétrica e Ginecológica. Iniciou percurso académico com o Curso de Bacharelato em Enfermagem na Escola Superior de Saúde Calouste Gulbenkian de Braga de 1993 a 1996. Iniciou atividade profissional em dezembro de 1996 no Hospital S. João de Deus – Vila Nova de Famalicão, onde ainda hoje exerce funções. Completou a Licenciatura em enfermagem em 2000 na Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria no Porto. Em 2009 terminou a pós-graduação com especialização em Saúde Materna e Obstetrícia. Conselheiro da Amamentação certificado pela OMS/UNICEF.

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros