A laqueação do cordão umbilical é muito mais que uma separação simbólica entre a mãe e o bebé. Ela envolve uma sequência de eventos fisiológicos que vão ser responsáveis pela adaptação circulatória e respiratória do bebé ao nascimento. Portanto, o momento da laqueação do cordão parece ter um grande impacto no bem-estar do recém-nascido.

A laqueação precoce do cordão é definida como aquela que é realizada nos primeiros 60 segundos após o nascimento, e a laqueação tardia é feita mais de um minuto após o nascimento ou quando deixa de haver a pulsação do cordão. O momento ideal para a laqueação do cordão umbilical tem sido alvo de discussão.

Atualmente há evidências científicas suficiente que sugerem que o atraso na laqueação do cordão é seguro, não compromete a fase inicial de adaptação do recém-nascido nem causa efeitos adversos maternos, resultando em benefícios significativos para os recém-nascidos de termo e pré-termo.

A OMS publicou algumas recomendações baseada na compreensão de que o atraso da laqueação do cordão umbilical permite a oferta de um volume de sangue adequado para que ocorram as adaptações do bebé à vida extrauterina reduzindo a necessidade de procedimentos de reanimação neonatal, a manutenção da oferta de oxigénio através do cordão umbilical enquanto o bebé não respira espontaneamente. Ocorre também um aumento nas reservas de ferro do bebé em até 50% aos 6 meses de idade nos bebés nascidos a termo. De acordo com a mesma organização, entre os benefícios da laqueação tardia estão o aumento nas reservas de ferro no momento do nascimento, a transferência adequada de imunoglobulinas e células estaminais redução de anemia infantil, de hemorragia intraventricular, de enterocolite necrotizante, de sepsis infantil e de transfusões de sangue.

Entretanto, existem algumas situações emergentes e urgentes em que poderá haver necessidade de fazer a laqueação precoce do cordão umbilical como p.ex, hemorragias maternas graves, estado fetal não tranquilizador que não responde a manobras de reanimação com o cordão intacto.

...

Ler mais >

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros