Episiotomia é um corte cirúrgico na região vulvar, com indicação obstétrica para “impedir ou diminuir o trauma dos tecidos do canal do parto, favorecer a liberação do feto e evitar lesões desnecessárias do polo cefálico”. A incisão costuma ser feita quando a cabeça do bebé já está a distender o períneo. Pode ser lateral, médio-lateral e mediana. As episiotomias medianas são as que menos provocam danos no assoalho pélvico e a recuperação é menos dolorosa.

As evidencias científicas nas últimas décadas concluíram que a episiotomia deveria ser usada apenas em casos especiais e não “por rotina” como ainda acontece em um grande número de serviços. Se não fizer episiotomia, uma laceração perineal de 1º e até 2º grau, faz parte, mas, é importante que saibas que estes tipos de lacerações não resultam em alterações funcionais adversas. As lacerações perineais do 3º grau (que envolvem o esfíncter anal) são raras.

Em situações pontuais poderá existir uma real necessidade de fazer uma episiotomia, mas, segundo a OMS esta necessidade não ultrapassa os 10% das mulheres. O que é esperado das episiotomias é uma diminuição do risco de lacerações graves na região perineal que pode danificar o esfíncter anal.

Mulheres com episiotomia podem ter um período pós-parto bastante desconfortável e a cicatriz poderá ser causa de dores durante as relações sexuais.

Algumas atitudes podem diminuir os riscos de lacerações perineais, como p. ex. permitir que a cabeça do bebé nasça vagarosamente, uso de compressas de água morna na região perineal, preparação da musculatura perineal antes do parto com massagens, relaxamentos e exercícios próprios

Assim, deverá conversar com os profissionais da maternidade onde irá ter o bebé, bem como no dia do parto referir as suas preferências quanto a este procedimento.

Estudos recentes concluíram que a episiotomia, quando comparada a qualquer laceração espontânea de segundo grau, mostrou-se uma lesão mais grave, com complicações mais severas a longo prazo.

...

Ler mais >

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros