Após tanto tempo de ansiedade, espera, receios, chegou finalmente a hora de encontrar face a face com o seu bebé pela primeira vez. O nascimento é o momento em que mãe e bebé se encontram numa ligação motiva, intimista e muito profunda.

Neste momento, tanto o seu corpo quanto o corpo do seu bebé são inundados de ocitocina como nunca acontece em nenhuma outra situação, promovendo o vínculo, a paixão entre mãe e bebé.

O contato pele-a-pele promove ainda a regularização da respiração, do batimento cardíaco e da temperatura do bebé.

O recém-nascido pode ser observado no seu colo e os procedimentos não-vitais podem ser adiados para depois.

Caso não possa fazer o contacto pele-a-pele, este pode ser feito pelo acompanhante.

Por outro lado, se preferir, o bebé pode ser observado e limpo imediatamente após o parto e ir para junto de si após ser pesado e vestido.

O contacto pele a pele promove:

  1. Controle da temperatura corporal do bebé: quando o bebé nasce, ele passa por uma mudança brusca de temperatura (a temperatura no útero é cerca de 35-36ºC). Quando o bebê é imediatamente colocado no corpo da mãe, ocorre uma troca de calor e juntos eles vão equilibrar a temperatura. Com o esforço do parto, a mulher tem sua temperatura elevada, então essa troca beneficia a ambos. Evitar a hipotermia com o calor da pele da mãe é de suma importância.
  2. Estabilização mais rápida da frequência cardíaca
  3. Estabilização mais rápida da glicemia
  4. Contacto do bebé com a flora da pele da mãe. Isso estimulará a sua imunidade levando a uma melhor adaptação à vida extrauterina.

Os estudos mostram que recém-nascidos que passam por esse processo são mais saudáveis, têm menos risco de infeções e mais oportunidades de serem amamentados exclusivamente durante os seis primeiros meses de vida.

O contato pele a pele é muito simples de ser feito: logo que o bebé nasce, não importa se de cesariana ou de parto normal, ele é colocado em contacto com a mãe. Isso não poderá ocorrer se houver alguma alteração em relação a vitalidade do bebé.

...

Ler mais >

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros