Bloqueio loco-regional: Compreende na supressão da sensação de dor, em determinada parte do corpo. Permite que a mãe permaneça acordada durante a cirurgia e assista ao nascimento do seu filho. Executa-se através da inserção de uma agulha na região lombar da coluna materna, através da qual se injeta anestésico local na proximidade dos nervos que conduzem a sensação dolorosa.

Pode ser de 3 tipos: raquianestesia, epidural e combinada (raquianestesia-epidural).

Na raquianestesia a injeção do anestésico é feita muito próxima da medula espinhal, através de uma agulha muito fina. Desta forma, uma pequena quantidade de medicamento é suficiente para produzir uma anestesia intensa.

Na analgesia/ anestesia epidural é inserido um cateter, através da agulha epidural, permitindo administrar o anestésico sempre que necessário, com intervalos de tempo regular, controlados pelo profissional de saúde, ou grávida.

Comparativamente à raquianestesia, na epidural são necessárias doses mais elevadas de anestésico e o efeito não é tão imediato.

A anestesia combinada raquianestesia-epidural é uma combinação das duas: a raquianestesia permite uma anestesia rápida, para a realização da cesariana e, a epidural possibilita a administração de analgésicos através do cateter, se for necessário, para alívio e controlo da dor pós cirurgia.

Qualquer uma destas técnicas, permite à grávida estar acordada e assistir ao nascimento do bebé.

...

Ler mais >

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros