O leite materno é o alimento mais completo e adequado a cada bebé, dando-lhe não só os nutrientes, mas também enzimas e anticorpos que o ajudam a proteger. É a primeira “vacina” do bebé.

Caso pretenda e possa amamentar, há benefício em iniciar a amamentação na primeira hora de vida do bebé. Logo após o parto, aquando do contacto pele a pele, poderá tentar dar a mama, colocando-o no seu peito para ele procurar a mama e iniciar espontaneamente a mamada.

 

Outra vantagem da amamentação precoce é que ela “inunda” no organismo materno de ocitocina. Esta hormona está envolvida na vinculação mãe-bebé – é a hormona do amor: ela diminui a possibilidade do abandono materno, dos riscos de depressão pós-parto e também ajuda na contração uterina diminuindo as perdas de sangue.

A amamentação é um fenómeno intuitivo, mas que, em alguns casos, poderá requer alguma aprendizagem, tanto da sua parte como do bebé. Se necessário, peça ajuda.

Sugerimos também a consulta de www.e-lactancia.org para o caso de ter dúvidas sobre a compatibilidade de medicação que esteja/tenha que tomar durante a amamentação.

Às vezes, o uso de biberão, chupetas ou bicos de silicone podem levar à confusão do bebé por causa do tipo de sucção pois exigem ação diferente da língua.

Se não for possível o aleitamento materno, podem ser usados outros métodos para dar leite materno ao bebé, tais como: colher, conta-gotas, seringa ou um copinho.

O reflexo de sucção do bebé é mais forte na primeira hora após o nascimento. Esta sucção estimula a produção materna de ocitocina que ajuda na saída da placenta e a manter o útero contraído, diminuindo o sangramento pós-parto.

O colostro atua como um laxante, limpando os intestinos do bebé do muco e do mecónio.

A amamentação precoce acentua o vínculo mãe-bebé.

 

...

Ler mais >

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros