O parto é um evento fisiológico na vida da mulher.
Ao longo da gravidez, o seu corpo prepara-se gradualmente, sofrendo modificações gerais e específicas para permitir o nascimento do bebé. E tudo isso é normal!
Recomendamos que se inscreva em sessões de preparação para o parto, especialmente se esta for a sua primeira gravidez. Acreditamos que estas sessões podem ajudá-la a perceber que estar grávida é um sinal de saúde reforçada — e não uma condição que exige cuidados redobrados.
Durante a preparação para o parto, poderá aprofundar os seus conhecimentos sobre as fases do trabalho de parto e saber o que esperar em cada uma delas. Terá ainda oportunidade de explorar ferramentas que a ajudarão a vivenciar esse momento de forma mais saudável e positiva, como exercícios de respiração, técnicas de mobilidade, relaxamento, massagens, entre outras estratégias práticas.
A verdade é que, com ou sem preparação, vai parir.
Mas podemos fazer uma analogia com a preparação para uma maratona: é possível correr uma maratona sem treinar… e até terminá-la. Mas a diferença está em como vai estar nesse dia — física e emocionalmente —, quanto tempo levará a chegar ao fim e como se sentirá ao atravessar a linha de chegada.
Se se preparou, chegará cansada, sem dúvida, mas realizada. Terá usado todas as ferramentas que foi adquirindo ao longo do caminho e alcançado o seu objectivo com consciência e confiança. Quem não se prepara pode, eventualmente, chegar à meta — mas só Deus sabe em que estado!
“Os longos milénios de evolução biológica da espécie garantem que a mãe está preparada para parir e o bebé está preparado para nascer! Ambos têm força e capacidade para juntos construírem uma relação forte, da qual depende a sobrevivência da espécie.” Braibanti, 1993