Porque é que alguns bebés ficam sentados?

Existem muitas teorias sem que haja ainda um consenso: poderia ser porque o rabinho daquele bebé é mais pesado que a cabeça, ou porque o bebé não teve muito espaço para virar na altura que deveria fazê-lo (ou porque o bebé está maior que habitual, ou porque o volume do líquido amniótico é menor que o necessário), seria por hiperreatividade uterina (a mulher tem muitas contrações de treinamento)…

Quando chega ao fim da gravidez, 96% dos bebés estão com a cabeça para baixo e 4% estão sentados.

 E muito raramente (0.01%) os bebés poderão estar também atravessados (situação transversa ou em apresentação córmica (de ombro).

Atualmente, numa primeira gravidez com o bebé sentado, está indicado a realização de um parto por cesariana. A discussão poderia ser: quando fazer esta cesariana? Deixar iniciar o trabalho de parto (aí a data do parto torna-se escolha do bebé que “avisa” que está pronto?) ou programar a cirurgia na ausência de um trabalho de parto?

Numa segunda gravidez, com um parto vaginal anterior, desde que exista uma equipa treinada em partos pélvicos, este é perfeitamente possível de acontecer via vaginal.

Existem várias maneiras de tentar virar o bebé para evitar uma cesariana: versão cefálica externa, acupuntura, spinning babies…

...

Ler mais >

Alguma dúvida ou necessidade de ajuda, poderá sempre entrar em contacto connosco

por correio eletrónico geral@planodeparto.pt ou através do formulário abaixo.

FALE CONNOSCO

Toda sugestão ou comentário a respeito do nosso conteúdo são bem-vindos.


Agradecemos que nos envie pelo correio eletrónico geral@planodeparto.pt.

Parceiros