A palavra doula vem do grego e significa “mulher que serve”. Na década de 70, uma médica antropologista chamada Dana Raphael escreveu um livro sobre amamentação e chamou às mulheres que apoiavam as mães no processo de amamentação, de doulas. Alguns anos mais tarde, Klaus e Kennel, dois pediatras norte-americanos, foram estudar a interação entre mãe e o bebé durante o nascimento, num hospital na Guatemala.
Uma das estudantes de medicina que os acompanhou durante o estudo falava espanhol e começou a acompanhar os partos. Ela atuava simplesmente dando a mão às mulheres que estavam em trabalho de parto e parto. Depois de algum tempo, os investigadores perceberam que os partos nos quais a estudante tinha participado, tinham sido mais rápidos e com menos intervenções.
Eles replicaram a iniciativa, treinando e colocando mais três mulheres como “apoiadoras”, reforçando assim, os resultados positivos, tendo-se apropriado do termo “doula” para nomeá-las.
Doulas, são mulheres que oferecem apoio emocional, conforto físico, tiram dúvidas e orientam as mulheres grávidas antes, durante e depois do parto.
Uma doula é uma assistente de parto, que pode não ter formação médica e, que acompanha a grávida durante o período da gestação até aos primeiros meses após o parto. A doula não executa procedimentos médicos, não faz exames, nem cuida do recém-nascido.
O serviço de uma doula deve começar quando um casal planeia engravidar, através de encontros que visam conhecer-se entre si para falarem das várias etapas da gravidez, trabalho de parto, parto e do puerpério. Ela pode orientar para as múltiplas escolhas e opções que a grávida dispõe, desde assuntos banais como compras de puericultura até legislação que a protege, local e tipo de parto, até á escolha do pediatra. Também promove e sustenta a preparação física e psicológica da mulher.
Durante o trabalho de parto, ela proporciona apoio emocional, com elogios, palavras de confiança, medidas para aumentar o conforto materno, sugere posições que possam auxiliar durante as contrações, explica o que está a acontecer, favorece a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, estimula a participação do companheiro em todo o processo e é uma presença amiga constante.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as mulheres acompanhadas por doulas apresentam baixo índices de complicações maternas e neonatais.
Se quiser o apoio de uma doula durante o trabalho de parto e parto, questione os profissionais de saúde que a vão acompanhar durante o mesmo ou a instituição de saúde onde vai parir sobre essa possibilidade.